14 de fevereiro de 2014

Bebês Fast Food



Estes dias, Uma reportagem na TV me chamou a atenção. Era sobre os chamados “Bebês Fast food” a reportagem contava a história de pelo menos três destes bebês os quais tendo menos de três anos de idade já estavam viciados em alimentos industrializados, ricos em gordura saturada, carboidratos, sal e açúcar.

Esta má alimentação aumentava drasticamente os riscos das mesmas adquirirem doenças tais como: hipertensão, colesterol alto, diabetes, anemia, problemas do coração e além é claro de se tornarem obesas. Surgiu então a pergunta: Como crianças nesta idade chegaram a esta situação? Os repórteres entrevistaram os pais e cada um tinha uma justificativa. Um disse que era sua comida favorita, adorava comer batatas fritas, frango frito (encharcado de gordura), hambúrgueres, a mãe dizia que não gostava de cozinhar e que comprar comida pronta era mais prático (porque não dizer mais cômodo?), Outro disse que não tinha coragem de dizer “Não” ao filho quando este lhe pedia batatas fritas. Depois de ouvi-los todos, chegou-se então a conclusão de que a culpa era dos Pais. Por mais que procuremos achar uma justificativa, a culpa é dos pais. Infelizmente hoje está cada vez mais comum situações como estas, pais que enganam a si mesmos dizendo que estão fazendo o melhor por seus filhos. 
A intenção pode ser boa mas querida leitora desculpe-me a franqueza, não é a correta. Pais que amam, educam, ensinam, orientam, tem coragem de dizer: NÃO! Amor implica em disciplina, compromisso e renúncia. Renunciar nossa própria vontade, e maus exemplos e fazer o que precisa ser feito; Fazer o que é certo. Criança saudável é aquela que come na hora certa e se alimenta de alimentos ricos em vitaminas, proteínas, sais minerais, etc. mas os cuidados não deve ser somente com o corpo mas com a mente também. 
A criança saudável é aquela que passa naturalmente por todas as fases. Os pais tem o dever de dar não só o alimento para o corpo mas para a mente e para a alma. Transmitir o que é bom, ensinar princípios básicos que o ajudarão na vida adulta como: Respeitar os mais velhos, dar lugar no ônibus, metrô ou trem, não enganar as pessoas, não falar palavras torpes ou chulas; Não falar mal dos outros; não discriminar, considerar os outros superiores a si mesmos, servir o próximo, Não furar fila, não jogar lixo em vias públicas ou destruir a natureza, Respeitar as autoridades instituídas sobre sua vida como o professor, O pastor, o líder de seu Dept, patrão, etc. 
Criança saudável é aquela que logo cedo é conduzida a Jesus e aprende a se alimentar de sua Palavra e a ter intimidade com Ele. Em Prov. 22.6 diz: Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.
Vamos! Não desista, você foi escolhida para esta nobre missão. 
Que o Senhor te abençoe, Márcia Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário