10 de dezembro de 2013

Peraltices de natal

Era dezembro, começávamos a respirar os ares do natal. O tempo estava úmido, uma garoa fina caia já fazia alguns dias ao mesmo tempo em que sentíamos o ar quente e abafado do verão. Eu e meus irmãos já estávamos de férias e dentro de casa sem muita coisa para fazer dávamos vazão à imaginação tramando a próxima peraltice. Aguardávamos ansiosos pelo dia de natal quando como de costume ganharíamos os nossos presentes os quais eram colocados debaixo da cama. Pensávamos que o bom velhinho com barbas brancas passaria após adormecermos a fim de deixar o que tínhamos pedido. Tentávamos nos manter acordados mas como já era de se esperar: adormecíamos.Eu já estava crescendo e tinha certa desconfiança de que na verdade quem comprava os presentes era papai. Foi então que embora relutassem consegui persuadir meus dois irmãos a encontrarmos o local onde papai guardava os presentes. Modéstia parte, sempre fui uma boa detetive, sempre gostei de desvendar mistérios. Isto talvez me desafiou e me motivou a procurar o tal esconderijo. Agora, era uma questão de honra.

Certo dia, nos encontrávamos sozinhos. Papai havia saído cedo para trabalhar e mamãe também não se encontrava em casa, não me lembro onde ela foi mas me lembro de ter a certeza de que ela não voltaria tão cedo. Era o momento oportuno para revirarmos a casa em busca dos pacotes. Mas, onde estariam estes presentes? eu já havia procurado nos locais mais fáceis como dentro e em cima dos guarda roupas, atrás de armários... na verdade, não havia muitos lugares para se procurar a não ser que... Mas é claro, só poderia estar em cima do forro. Papai costumava guardar ali através de um alçapão feito no teto da cozinha as ferramentas e coisas que ele queria conservar. Com certeza eles estavam ali. Mas tinha um problema, era muito alto, nós éramos pequenos e parecia impossível alcançar o teto da cozinha. Resolvemos usar a mesa, ela era de madeira bem rústica e forte o que era o principal, ela não era suficiente para alcançar, colocamos então, em cima da mesa uma cadeira. Bem, vamos ver se já consigo alcançar, disse a meus irmãos, subi na mesa e depois na cadeira, estiquei os pés até ficar na pontinha e também os braços, não! Ainda não conseguia alcançar, faltava um pouquinho para chegar lá. O que poderíamos colocar? Ah! Já sei, sabe aquela lata de tinta? Perguntei a meu irmão, pegue-a e vamos colocar em cima da cadeira. Ele buscou-a e nós a colocamos em cima da cadeira,tentei mais uma vez, Ah! Agora sim, agora vamos ver o que tem aqui em cima, enquanto eu estava lá no alto perto do teto da cozinha, meus irmãos estavam em baixo curiosos para saber se nossos presentes estavam lá. Tirei a tampa do forro e devagarzinho, com certo medo de cair olhei lá para dentro. Confesso que meu coração disparou e meus olhos devem ter brilhado ao descobrir que os pacotes estavam lá. Para falar a verdade não sei se o prazer foi maior por saber que teríamos presentes no natal ou por ter superado meu pai ao encontrá-los. Comecei então a beliscá-los, bem no cantinho para ver o que tinha dentro. Puxa! meu jogo de damas! Que legal! Dizia a meus irmãos, eles ficaram eufóricos, veja se o meu está aí? Veja se o meu está ai? Fui então beliscando um por um até saber se os presentes pedidos estavam todos lá. Sim! Papai havia se lembrado de todos. A missão estava completa, estava orgulhosa de mim mesma. Desci cuidadosamente da armadilha que nós havíamos construído, rapidamente colocamos as coisas no lugar para que mamãe não percebesse. Ficamos rindo por dentro, de satisfação, nos gabando por termos conseguido driblar a segurança. 
Esta peraltice poderia ter tido graves consequências, eu poderia ter caído e me machucado mas esta, é uma outra história. Tive certeza naquele dia que Papai Noel não era real. No fundo, no fundo, talvez tenha ficado decepcionada, não sei, não me lembro; só sei que durante toda a minha vida, alguém que é maior que Papai Noel tem preenchido a minha vida totalmente. Ele é real, seu amor é maior que o mundo. Ele é chamado de Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Is. 9:6). Seu nome é Jesus! o presente de Deus para mim, para você e para toda a humanidade . (jo.3.16) 

Marcia Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário