26 de junho de 2013

Mingau de fubá

Antigamente era bem mais comum usar os recursos naturais para se fazer remédios caseiros. Para tudo tinha uma solução: Para gripe: chá de folhas de laranja, limão, erva cidreira e um horrível até no nome: Chá de “fedegoso” amargo que só, mas era bater e valer. 
Ficávamos bons rapidinho não sei se pelo medo de ter que tomar de novo o dito remédio ou se realmente surtia efeito. Contudo, havia um que comprovadamente surtia efeito: O mingau de fubá com sal. Sempre que tínhamos indisposição intestinal ou vomitávamos a ponto de nada parar no estômago, mamãe fazia um mingau de fubá e nos obrigava a toma-lo mesmo sem vontade. Ela dizia: “tome, nem que seja só um pouquinho.” De pouquinho em pouquinho íamos nos fortalecendo até ao ponto de voltar a comer normalmente. Esta receita faço até hoje sempre que alguém adoece em casa. Sim, o mingau de fubá fortalece o doente. O fubá que é proveniente do milho é uma fonte de carboidratos, vitaminas: A, C e também Manganês que auxilia na proteção das funções hepáticas. Segundo os nutrólogos, o milho é um cereal capaz de inibir a ação dos radicais livres além de ser um antiviral e anti cancerígeno. (Fonte: Site Brasil blogado). 
Eu penso que, da mesma forma acontece com nossa saúde espiritual. Todos os dias precisamos nos alimentar da Palavra de Deus e beber da água da vida. Se ignorarmos isto, corremos o risco de ficarmos desidratados e anêmicos. Quanto mais tempo passamos longe do Senhor mais fracos e sem força ficamos para buscá-lo. Nestes momentos é necessário que tomemos consciência de que precisamos comer mesmo quando não queremos, nem que seja algumas “colheradas” (pequenas porções) de cada vez. A Palavra de Deus tem todos os nutrientes que precisamos, na medida certa para nos fazer mais fortes. Quanto mais nos alimentamos do Senhor mais queremos comer e mais fortes e saudáveis vamos ficando.
Querida irmã porque você está tão abatida e fraca? Andou comendo comida que não deveria ter comido? Porque está tão desnutrida se o Senhor tem uma comida tão saborosa reservada para você? 
Vamos! Reaja! É tempo de recomeçar.
Márcia Amaral

Nenhum comentário:

Postar um comentário