12 de maio de 2013

Os lacinhos de Dona Eunice

A comemoração do dia das mães na igreja M.Wesleyana em Venda onde fui criada era um dia cheio de expectativa para mim. Irmã Eunice preparava tudo com muito cuidado, passávamos semanas e semanas ensaiando e eu me dedicava pois queria prestar a melhor homenagem para mamãe. Não queria errar. No domingo de manhã, mamãe nos vestia o melhor vestido e lá íamos nós para a Escola Dominical. Ao chegar à igreja tudo estava caprichosamente decorado com corações com frases sobre a família escrito neles. Vasos com flores também faziam parte da decoração. Nossas apresentações eram singelas mas cheias de significado. Eram acrósticos divididos em partes para cada criança falar, as vezes usávamos faixas feitas com fitas de cetim e palavras escritas com folhas de papel laminado coloridas que eram confeccionadas letra por letra até formar palavras como: amor, fé, esperança, perseverança, etc. todo ano era uma programação diferente. 
Meu coração batia fortemente, pois eram momentos também em que podíamos compartilhar da dor daqueles que não tinham mais suas mães. Irmã Eunice fazia uns lacinhos vermelhos e outros brancos que no final eram oferecidos a todos os presentes. Os vermelhos eram para aqueles que tinham suas mães e os brancos para os que não as tinham mais. Os lacinhos deveriam ser colocados na lapela (ou no peito) presos por um alfinetinho. Neste momento eu chorava e chorava muito pois lá em casa todos nós recebíamos o lacinho vermelho mas meu pai recebia o branco. Sua mãe falecerá quando ele ainda era bem pequeno. Eu pensava: “Coitadinho do meu pai ele não tem sua mamãe para cuidar dele como eu tenho.” O tempo passou, eu cresci, me casei, fui para longe de meus pais, segui meu caminho, jamais passou em minha mente de criança que um dia iria embora e ficaria longe de minha mãe. Em terras distantes o Senhor me fez crescer, amadurecer e entender o que a bíblia diz em MT19.29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Durante minha trajetória, por onde passei tive muitos pais e mães que me ampararam, cuidaram de mim e de minha família. 
Querida mamãe, na família de Deus nós nunca estamos sozinhos, Nunca estamos órfãos Ele sempre usará alguém para nos acolher e nos amar, Ele nos dá mães, pais, irmãos, filhos e filhas. Portanto neste dia tão especial que é o dia das mães sinta-se amada e abraçada. Mãe Parabéns!

Com carinho
Márcia Amaral

*Aliás as melhores roupas era para ir à igreja ou melhor, quando ganhávamos uma roupa nova o primeiro lugar onde iríamos era à Igreja. As primícias eram para o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário