23 de julho de 2013

Nós somos a carta

Estes dias, me chamou a atenção um artigo de Cintia Bortotto (Diário do Grande ABC) a respeito da importância ainda hoje das cartas de apresentação. Ela conta no seu artigo que o diretor de RH de sua empresa havia recebido uma carta, nominal a ele, escrita de próprio punho e contava a história de luta de uma mãe que venceu sua doença grave (tinha recém operado um tumor na cabeça) e precisava sustentar seu filho.
fontedaimagem:http://soutomaiorfilho.blogspot.com.br/
 
A carta de fato parecia de uma lutadora que pedia uma oportunidade no chão de fábrica. Ele contou-lhe que a carta havia lhe chamado a atenção e que podia até não ser verdade, mas pedia que ela chamasse a mulher e averiguasse. A carta não só era verdade, como a senhora reunia as características de uma pessoa que gostariam de ter na companhia e foi selecionada e contratada. Este é um dos exemplos de uma carta bem escrita, bem direcionada e que ajudou tanto a pessoa como a empresa. Para que serve uma carta? Ela serve para que a pessoa expresse os sentimentos que estão em seu coração, mostrando-se a outrem. Através de uma carta, podemos ter uma radiografia de quem a escreveu. 
Em II Co.3.2,3 Paulo diz : Vós sois a nossa carta, escrita em nossos corações, conhecida e lida por todos os homens. Porque já é manifesto que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração. Qual a leitura que as pessoas estão tendo de nós? Muitos dizem: “Eu não tenho que dar satisfação de minha vida a ninguém!” Ou “Ninguém tem nada a ver com minha vida” Se Somos a carta de Cristo para este mundo então com certeza estamos sendo lidos, quer queiramos, quer não. Se amamos a Cristo verdadeiramente e amamos as almas como cristo as ama, repensaremos nossas posições e procuraremos viver uma vida íntegra e sincera diante de Deus e dos homens. É tempo de reavaliarmos nossos conceitos, nossas posições, pararmos de agir como crianças, tentando provar que somos aquilo que não somos. É tempo de mostrarmos ao mundo que Jesus realmente faz a diferença quando Ele entra no coração daquele que crê. Sim, Você é “a carta de Cristo escrita não com tinta mas com o Espírito do Deus Vivo...” Que Deus te abençoe.

Márcia Amaral

20 de julho de 2013

Pequenas atitudes farão deste mundo um mundo melhor.

Desde que meus filhos eram pequenos me acostumei a me levantar cedo, antes de todos. Descobri que levantar cedo e me preparar para o dia faz com que eu adquira algumas defesas que não me deixam entrar em pânico se alguma coisa surge de repente. É agradabilíssimo o silêncio logo cedinho. Ele me inspira a meditar na Palavra de Deus e me dá tempo para ouvir sua voz. Fico tranquila pois sei que não haverá interrupções. Gosto de ler e orar em voz alta. Não que Deus seja surdo mas me ajuda a não perder o foco e à medida que as ouço percebo que meu coração começa a arder dentro de mim.
O frescor da manhã me deixa bem disposta, Parece que tudo flui melhor. Há pouco movimento na rua; sem congestionamentos, sem fila no caixa, etc. Enquanto muitos estão chegando eu já estou indo embora.
Certa manhã depois de ter meu momento com Deus saí para ir ao Supermercado. Enquanto dirigia o carro, ora sussurrava uma oração ora um cântico de louvor ao mesmo tempo em que sentia o vento fresco passando pela janela do carro. Ao chegar no supermercado, o estacionamento estava quase vazio. Pensei: “Que maravilha” ainda está tranquilo, peguei meu carrinho de compras e animadamente cumprimentava um aqui, outro ali. Alguns respondiam, outros não. Enquanto passava pelos corredores do supermercado observava que as mercadorias estavam sendo repostas. Oba! Frutas e verduras fresquinhas sem estarem machucadas de tanto serem remexidas pelos compradores que afoitos muitas vezes não tomam nenhum cuidado em manuseá-las. Os repositores, continuavam seu trabalho como se não houvesse ninguém à sua volta. Neste dia estava com certa pressa mas não podia me esquecer de nada. Era véspera de feriado e só em pensar que precisaria ter que voltar ao supermercado em dia de grande movimento me dava arrepios. Fui rapidamente para o corredor onde estava o café. Como boa mineira, não poderia me esquecer de meu café. Hum! Que cheiro de café gostoso. Enquanto comparava as marcas de café com os preços, mesmo absorta em meus pensamentos, percebi que havia uma jovem senhora que estava repondo mercadoria na prateleira. Cumprimentei-a e disse:
- Bom dia! E ela respondeu:- Bom dia tudo bem? E eu novamente respondi: - Tudo bem e você? Ela disse: -Tudo bem! Continuei em minha tarefa de escolher o café. Terminando de colocar o café no carrinho me virei para ir embora. Não havia percebido que a moça que estava próximo a mim havia saído. Foi então que ouvi alguém me chamar: -Senhora, Senhora! Virei-me para ver quem me chamava, era a repositora do café. Ela me disse: -Quando a senhora me cumprimentou, a senhora me quebrou. Aqui ninguém cumprimenta ninguém. As pessoas chegam com seus carrinhos e só faltam passar por cima da gente. Batem os carrinhos em nós e nem ao menos pedem desculpas. E ela continuou: Quando a senhora me cumprimentou eu pensei: Esta senhora é diferente, ela merece um agrado, aqui estão estas latas como presente para a senhora. Confesso que minha voz ficou embargada e meus olhos ameaçaram se encher de lágrimas. Aquilo para mim era tão comum que nem imaginei que seria tão importante para alguém. Gostei muito das latas (decoradas e com a marca do café) mas muito mais do que isto foi a atitude de gratidão daquela mulher. Acho que meus olhos se iluminaram e abri um grande sorriso pois também fui pega de surpresa mas com o gesto daquela mulher percebi que Jesus estava me dizendo: Você acha que está perdendo tempo em honrar as pessoas? Acha que ninguém está percebendo? Lembrei-me de Mt.25.40 quando Jesus diz: “O que você fizer a um destes meus pequeninos estará fazendo a mim”.
Através desta experiência pude tirar duas lições preciosas:
1- Precisamos estar sempre prontas pois não sabemos o que nos reserva aquele dia
2- Perseverar a fazer o bem, sem se importar com as atitudes dos outros. Prov. 3.27
Sim minha querida irmã, “As atitudes valem mais que mil palavras. Talvez você pense que suas ações não estão fazendo nenhuma diferença, seu gesto de amor e de solidariedade é como uma gota no oceano ou como um grão de areia. Ninguém perceb
e. Não! Você está errada, um simples sorriso, um abraço, Um bom dia ou boa tarde pode fazer a diferença na vida de alguém. Dê ao mundo o que você tem recebido de graça das mãos de Nosso Senhor Jesus Cristo. Lembre-se: pequenas atitudes poderão desencadear ao seu redor uma corrente de amor, amizade e de solidariedade, trazer esperança e fazer deste seu mundo um mundo melhor.
Que o Senhor te abençoe
Márcia Amaral

26 de junho de 2013

Mingau de fubá

Antigamente era bem mais comum usar os recursos naturais para se fazer remédios caseiros. Para tudo tinha uma solução: Para gripe: chá de folhas de laranja, limão, erva cidreira e um horrível até no nome: Chá de “fedegoso” amargo que só, mas era bater e valer. 
Ficávamos bons rapidinho não sei se pelo medo de ter que tomar de novo o dito remédio ou se realmente surtia efeito. Contudo, havia um que comprovadamente surtia efeito: O mingau de fubá com sal. Sempre que tínhamos indisposição intestinal ou vomitávamos a ponto de nada parar no estômago, mamãe fazia um mingau de fubá e nos obrigava a toma-lo mesmo sem vontade. Ela dizia: “tome, nem que seja só um pouquinho.” De pouquinho em pouquinho íamos nos fortalecendo até ao ponto de voltar a comer normalmente. Esta receita faço até hoje sempre que alguém adoece em casa. Sim, o mingau de fubá fortalece o doente. O fubá que é proveniente do milho é uma fonte de carboidratos, vitaminas: A, C e também Manganês que auxilia na proteção das funções hepáticas. Segundo os nutrólogos, o milho é um cereal capaz de inibir a ação dos radicais livres além de ser um antiviral e anti cancerígeno. (Fonte: Site Brasil blogado). 
Eu penso que, da mesma forma acontece com nossa saúde espiritual. Todos os dias precisamos nos alimentar da Palavra de Deus e beber da água da vida. Se ignorarmos isto, corremos o risco de ficarmos desidratados e anêmicos. Quanto mais tempo passamos longe do Senhor mais fracos e sem força ficamos para buscá-lo. Nestes momentos é necessário que tomemos consciência de que precisamos comer mesmo quando não queremos, nem que seja algumas “colheradas” (pequenas porções) de cada vez. A Palavra de Deus tem todos os nutrientes que precisamos, na medida certa para nos fazer mais fortes. Quanto mais nos alimentamos do Senhor mais queremos comer e mais fortes e saudáveis vamos ficando.
Querida irmã porque você está tão abatida e fraca? Andou comendo comida que não deveria ter comido? Porque está tão desnutrida se o Senhor tem uma comida tão saborosa reservada para você? 
Vamos! Reaja! É tempo de recomeçar.
Márcia Amaral

Seja paciente!

Conta-se que um homem estava no quintal de sua casa e observou um casulo pendurado numa árvore. Curioso, o homem ficou admirando aquele casulo durante um longo tempo. Ele via que a borboleta fazia um esforço enorme para tentar sair através de um pequeno buraco, sem sucesso. Depois de algum tempo, a borboleta parecia que tinha desistido de sair do casulo, as suas forças haviam se esgotado. O homem, vendo a aflição dela para querer sair resolveu ajudá-la: pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo para libertar a borboleta. A borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho e as suas asas amassadas. O homem, feliz por ajudá-la a sair, ficou esperando o momento em que ela fosse abrir as asas e sair voando, mas nada aconteceu. A borboleta passou o resto da sua vida com as asas encolhidas e rastejando o seu corpo murcho. Nunca foi capaz de voar…
O homem então compreendeu que o casulo apertado e o esforço da borboleta para conseguir sair de lá, eram necessários para que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas para fortalecê-las e ela poder voar assim que se libertasse do casulo. 
Sabe querida amiga, muitas vezes ficamos impacientes diante de lutas e desafios que enfrentamos. Queremos que as coisas aconteçam de repente. Somos tentadas a querer adiantar o processo ou até mesmo a desistir. Achamos que Deus foi injusto conosco, que não merecíamos passar por aquela situação, achamos que estamos em desvantagem. Não! Nosso Deus não é injusto, se confiarmos Nele e perseverarmos veremos a sua glória. Nossas asas se fortalecerão e poderemos alçar voos mais altos. Em Hb.10.35-38 diz: Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que ele prometeu; pois em breve, muito em breve "Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele"
Vamos! Não desista! Deixe o senhor terminar o que Ele começou em você e você verá que valeu a pena! Deixo para sua meditação Fl.1.6 que diz: Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.
Que o senhor te abençoe,
Com carinho,
Márcia Amaral

12 de maio de 2013

Os lacinhos de Dona Eunice

A comemoração do dia das mães na igreja M.Wesleyana em Venda onde fui criada era um dia cheio de expectativa para mim. Irmã Eunice preparava tudo com muito cuidado, passávamos semanas e semanas ensaiando e eu me dedicava pois queria prestar a melhor homenagem para mamãe. Não queria errar. No domingo de manhã, mamãe nos vestia o melhor vestido e lá íamos nós para a Escola Dominical. Ao chegar à igreja tudo estava caprichosamente decorado com corações com frases sobre a família escrito neles. Vasos com flores também faziam parte da decoração. Nossas apresentações eram singelas mas cheias de significado. Eram acrósticos divididos em partes para cada criança falar, as vezes usávamos faixas feitas com fitas de cetim e palavras escritas com folhas de papel laminado coloridas que eram confeccionadas letra por letra até formar palavras como: amor, fé, esperança, perseverança, etc. todo ano era uma programação diferente. 
Meu coração batia fortemente, pois eram momentos também em que podíamos compartilhar da dor daqueles que não tinham mais suas mães. Irmã Eunice fazia uns lacinhos vermelhos e outros brancos que no final eram oferecidos a todos os presentes. Os vermelhos eram para aqueles que tinham suas mães e os brancos para os que não as tinham mais. Os lacinhos deveriam ser colocados na lapela (ou no peito) presos por um alfinetinho. Neste momento eu chorava e chorava muito pois lá em casa todos nós recebíamos o lacinho vermelho mas meu pai recebia o branco. Sua mãe falecerá quando ele ainda era bem pequeno. Eu pensava: “Coitadinho do meu pai ele não tem sua mamãe para cuidar dele como eu tenho.” O tempo passou, eu cresci, me casei, fui para longe de meus pais, segui meu caminho, jamais passou em minha mente de criança que um dia iria embora e ficaria longe de minha mãe. Em terras distantes o Senhor me fez crescer, amadurecer e entender o que a bíblia diz em MT19.29 E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe [ou mulher], ou filhos, ou campos, por causa do meu nome, receberá muitas vezes mais e herdará a vida eterna. Durante minha trajetória, por onde passei tive muitos pais e mães que me ampararam, cuidaram de mim e de minha família. 
Querida mamãe, na família de Deus nós nunca estamos sozinhos, Nunca estamos órfãos Ele sempre usará alguém para nos acolher e nos amar, Ele nos dá mães, pais, irmãos, filhos e filhas. Portanto neste dia tão especial que é o dia das mães sinta-se amada e abraçada. Mãe Parabéns!

Com carinho
Márcia Amaral

*Aliás as melhores roupas era para ir à igreja ou melhor, quando ganhávamos uma roupa nova o primeiro lugar onde iríamos era à Igreja. As primícias eram para o Senhor.

8 de março de 2013

Mensagem às mulheres

Querida Mulher 
Fico pensando, o que seria do mundo sem as mulheres. As mulheres são alegres, espontâneas, sensíveis, trabalhadeiras, solidárias, capazes de abrir mão de si mesmas para o bem de sua família.
Você já viu um evento de mulheres? Eles são sempre coloridos, alegres, tudo é feito com muitos detalhes: A cortina tem de combinar com a toalha da mesa que por sua vez tem de combinar com as bolas(balões) que adornam as paredes do local e vai por ai a fora. De longe ouve-se o burburinho das conversas intermináveis e as risadas extrovertidas. As mulheres quando se encontram são capazes de falar, sorrir e chorar ao mesmo tempo. Realmente a mulher é um ser único. Nenhuma é igual a outra, Ela é complexa também em seus pensamentos. Elas conseguem pensar e conjecturar várias coisas ao mesmo tempo.
Em casa elas são de tudo um pouco: Economistas, secretárias, faxineiras, cozinheiras, babás, enfermeiras, veterinárias, professoras, telefonistas, mães, esposas, conselheiras, psicólogas, etc., etc., etc.
Ao longo dos séculos, a mulher tem contribuído e muito para o crescimento e desenvolvimento das economias. Na igreja também não tem sido diferente, elas estão em todo lugar, aliás elas são a maioria. Para elas não tem tempo ruim, topam qualquer parada, são talentosas e dedicadas e acima de tudo amam ao Senhor de todo coração. lembre-se que foram as mulheres que viram primeiro o Cristo Ressurreto e levaram as boas novas aos outros.
Infelizmente hoje ainda há muitas mulheres que estão sofrendo. Vítimas de violência doméstica tanto física quanto pisicológica. Outras choram a perda de um filho ou de um outro ente querido, outras choram por se sentirem abandonadas.
Querida Mulher seja qual for a situação, saiba que para Deus não há distinção. Ele ama tanto o homem quanto a mulher .Ele está interessado em seu bem estar. Ele se importa com você. Por isso não desista, siga em frente, avançando sem desanimar. Que o dia de hoje seja o dia de grandes conquistas e de orações respondidas.
Feliz dia Internacional da Mulher 

Márcia F.A.Amaral

Mensagens para o dia da mulher

·  Compartilho aqui lindas mensagens enviadas pelas queridas esposas dos SD's da sexta região para nós mulheres.


“Tende bom animo”

Queridas amigas, mulheres preciosas não deixemos o mau humor tomar conta para não perdermos a cabeça. Que procuremos guardar a unidade do espírito e a paz. Ef.4.3

Alegria do Senhor é a nossa força. Em Ne.8.10; Que nossa alegria seja contagiante influenciando todo o ambiente, ajudando quem está por perto sendo sempre otimista e positiva. O bom humor faz bem, você trabalha bem, produz bem. Seja uma mulher alegre. Você é especial, preciosa, única. Você foi perdoada pelo filho de Deus. Seja pacificadora, promotora da paz, este é um segredo de uma vida de vitória. Amém!

Deus te abençoe,
Debora Corrêa Cruz (distrito de Bangú- RJ)

--- x ---

A você Mulher

Em Prov. 31 nos fala sobre a mulher virtuosa. Ao longo dos séculos muitos tem se admirado com a vida dessa mulher e sido desafiadas por ela. Esta mulher teme e reverencia a Deus acima de todas as coisas. Porque ela busca a sabedoria de Deus. Daí o sucesso de uma vida feliz, completa na presença de Deus. Um a família Unida, uma mulher amorosa, bondosa e misericordiosa porque é cheia do Espírito Santo.

Feliz Dia Internacional da Mulher.
Gecilda (distrito do Retiro- Volta Redonda)

--- x ---


A você Mulher, Parabéns!

Quero dedicar a você estas palavras que é um tesouro precioso para sua vida neste dia tão especial. A bíblia afirma que a Palavra de Deus é verdadeira, pura, reta e absolutamente confiável, eterna e firmada no céu; divinamente inspirada, mais valiosa do qualquer ouro ou prata e doce ao paladar. A Palavra de Deus alumia o seu caminho, ajuda a tomar decisões certas, cura suas feridas, acalma seu coração, adverte do perigo, protege e purifica do pecado, a conduz e a torna sábia. Ela é o pão, água, conselho e vida. Ela satisfaz, é suficiente, suprema, sobrenatural. No salmo 119 Davi fala que devemos amar a Palavra de Deus, reverenciá-la, deleitar-se nela. Ela é viva e fala contigo;

Agradeço a Deus por você Mulher.
Miss. Maria da Conceição Dias (Distrito de Resende)

--- x ---


“O fato de ser mulher não me torna um tipo diferente de cristã. Mas o fato de ser cristã me torna um tipo diferente de mulher.”

Parabéns
DerciNeves(distrito do Aterrado- Volta Redonda)

--- x ---


Mulher Virtuosa

Em Prov. 31.10-30 nos relata a respeito de uma mulher prendada. Ficamos imaginando: Será que existe essa mulher? Você é especial porque teme ao Senhor. “A mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”.

Parabéns Mulher Louvada.
Luciana Queiroz (distrito de Nova Iguaçu)

--- x ---


Mulher

“Mulher bela, formosa. Tens um valor inexplicável, planejada pelo criador de maneira maravilhosa. Com propósito fostes criada para estar ao lado do homem como auxiliadora incansável, amando e cuidando. Seus filhos a chamam ditosa por ser sábia e bondosa. Seu marido a elogia dizendo: Tú és mulher virtuosa.”

Parabéns Mulher pelo seu dia
Rute-Leia (distrito de Santa Margarida- RJ)


--- x ---